ETANOL E BIODIESEL: O CO2 "VERDE"
Etanol e biodiesel ajudam a mitigar o aumento da intensidade
do efeito estufa
(english version at the end of this post)
Etanol e biodiesel são dois combustíveis produzidos a partir
da biomassa. Quando utilizados em motores de veículos como carros e ônibus, por
exemplo, eliminam nos escapamentos destes vários tipos de substâncias, dentre
as quais o famoso gás carbônico (CO2), que, nesse caso, não contribui para o
aumento da intensidade do efeito estufa (veja explicação detalhada no menu
INFOGRÁFICOS).
Já os combustíveis fósseis, quando utilizados nesses veículos, também produzem uma série de substâncias, dentre as quais o gás carbônico, só que, nesse caso, contribuindo para o aumento da intensidade do efeito estufa.
Como essas moléculas de CO2 podem ter "efeitos" diferentes se a substância em questão é a mesma?
Já os combustíveis fósseis, quando utilizados nesses veículos, também produzem uma série de substâncias, dentre as quais o gás carbônico, só que, nesse caso, contribuindo para o aumento da intensidade do efeito estufa.
Como essas moléculas de CO2 podem ter "efeitos" diferentes se a substância em questão é a mesma?
Digamos que a planta da ilustração acima seja a
cana-de-açúcar. A partir dela obtemos o etanol que é o biocombustível que
é transportado até o posto de distribuição que, por sua vez,
abastecerá o veículo. Quando este "queimar" o combustível no
motor, eliminará, dentre outras substâncias, o gás carbônico. Muito bem, a
questão agora é: de onde veio esse gás que está sendo eliminado? A resposta é:
da planta que o absorveu no seu processo de fotossíntese.
Ou seja, quando um combustível derivado da biomassa elimina
o gás carbônico na atmosfera, ele não está adicionando moléculas desse gás que
não estavam lá e sim devolvendo essas moléculas que a biomassa tinha absorvido
dela própria anteriormente. Portanto, nesse caso, consideramos o processo um
"ciclo fechado" e o balanço desse gás é considerado zero
("pega" da atmosfera e, depois, "devolve" à ela).
A rigor, esse balanço é até positivo, ou seja, retira-se
mais gás carbônico da atmosfera do que é devolvido à ela: na fotossíntese,
todos os átomos de carbono são absorvidos como CO2; na queima, parte dos
carbonos absorvidos são eliminados como CO2, mas há outras substâncias
eliminadas que o contém como, por exemplo, o monóxido de carbono (CO) dentre
outras.
No caso de um combustível como a gasolina, por
exemplo, a origem dos carbonos de suas moléculas é fóssil, ou seja, esses
átomos estavam em reservas formadas a milhões de anos, portanto não são
carbonos "dessa atmosfera atual".
Então, quando "queimamos" gasolina no motor de
nossos veículos, estamos eliminando na atmosfera de hoje moléculas de gás
carbônico que não "pertencem" a ela. Deste modo, estamos, sim,
aumentando a quantidade desse gás e aumentando, também, a intensidade do efeito
estufa.
Nesse caso, consideramos um ciclo aberto, pois o gás
carbônico eliminado na atmosfera não foi absorvido no "nosso tempo"
por alguma planta ou outra coisa qualquer e está "a mais".
Para finalizar, é importante saber que nesse balanço feito para
os combustíveis oriundos da biomassa, não foram computados os possíveis
combustíveis fósseis utilizados na sua produção: transporte, logística entre
outros. Ou seja, esse artigo discutiu o processo a partir da utilização do
combustível para a geração de energia.
Mesmo assim, acho que podemos dizer que etanol e biodiesel
são "combustíveis verdes" e nos ajudarão a viver em um mundo com
menos alterações climáticas.
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