Economizar água, diminuir o tempo no banho e separar lixo são apenas algumas das iniciativas que você pode fazer.
Ser sustentável dentro e fora de casa não é tão complicado como parece. Com atitudes bem simples, você faz a sua parte e ajuda o meio ambiente. Para lhe ajudar nessa boa ação, separamos algumas dicas. Confira:
1) Economize águaEstima-se que uma única torneira pingando pouco mais de uma gota por segundo pode desperdiçar, em um dia, 46 litros de água. Então não deixe a torneira aberta mais tempo que o necessário e conserte vazamentos rapidamente. Construa cisternas para armazenar a água da chuva e use-a para lavar o quintal. Também reaproveite a água da máquina de lavar roupa para regar jardins e abastecer vasos sanitários.
2) Utilize produtos biodegradáveisOs produtos de limpeza e higiene contêm substâncias químicas tóxicas que fazem mal à saúde e ao meio ambiente. Dessa forma, substitua produtos de limpeza à base de cloro por vinagre e bicarbonato de sódio. Além disso, procure comprar produtos de menor impacto, como sabões e detergentes biodegradáveis.
3) Alimentos orgânicos fazem bem para a saúdeSem pesticidas ou metais pesados, os alimentos orgânicos promovem benefícios para a saúde e, claro, para o meio ambiente, já que não interferem negativamente nos solos de cultivo. Ao optar por esse tipo de alimentação, você ajudará também no desenvolvimento local e na agricultura familiar, uma forma consciente de consumo.
4) Não ao desperdícioO consumo consciente está ligado diretamente à quantidade de comida desperdiçada. Para evitar que isso aconteça, compre menos no supermercado para não deixar que os alimentos vençam e cozinhe a quantidade suficiente para que não estrague e você precise jogar fora.
5) Consuma menos carneA pecuária bovina é a maior responsável pelo desmatamento no Brasil e um dos maiores consumidores de água do planeta. Além disso, os animais passam por situações degradantes até chegar à sua mesa e são alimentados com insumos que fazem mal até mesmo à sua saúde. Por isso, pense duas vezes antes de consumir.
6) Separe o lixo reciclávelApesar de ser uma dica simples e já conhecida, nunca é demais lembrar da necessidade da coleta seletiva para que haja destinação correta dos resíduos e evitar a contaminação de lagos e solos. Por isso, tenha uma lixeira em casa destinada à separação de lixo reciclável.
7) Use menos o carroAtualmente, um dos maiores problemas da sociedade é a mobilidade urbana. O crescimento dos grandes centros e o trânsito cada vez mais caótico têm se tornado um desafio para quem quer chegar a determinado ponto da cidade de carro. Por isso, uma alternativa sustentável é usar transporte público, bicicleta ou caminhar no lugar dos automóveis. Além de reduzir o estresse, você ainda colabora com o meio ambiente.
8) Ao sair, apague as luzesNunca deixe as luzes acesas. Apague-as sempre que necessário e, quando possível, prefira a luz do Sol, abrindo as janelas, cortinas e persianas.
9) Tire os eletrodomésticos da tomada
Faça uma vistoria na casa toda para achar os equipamentos que estão ligados desnecessariamente. Você vai reduzir o seu consumo de energia drasticamente, acredite!
Faça uma vistoria na casa toda para achar os equipamentos que estão ligados desnecessariamente. Você vai reduzir o seu consumo de energia drasticamente, acredite!
10) Cultive áreas verdesManter uma área verde próxima a você pode resultar em menos estresse, além do benefício ambiental, é claro! Por isso, cultive gramados, jardins e até mesmo mini-hortas em casa. Além de oferecer conforto térmico, a vegetação valoriza os imóveis e melhora o ambiente.
11) Diminua o uso de embalagensEvite usar sacolas plásticas no seu dia a dia, já que o material demora muitos anos para se degradar e polui o meio ambiente. Ao comprar produtos, leve sua própria sacola de pano ou prefira as caixas de papelão.
12) Evite materiais descartáveisNo lugar dos copos plásticos ou das garrafinhas, use uma caneca ou uma garrafa de vidro para evitar ao máximo usar bandejas, pratos, talheres e tudo que for descartável.
13) Pense antes de comprarA empolgação muitas vezes toma conta de nós em uma liquidação e até mesmo em um supermercado. Por isso, pare e respire: você vai evitar comprar por impulso coisas que não precisa, mesmo que estejam em uma “super promoção”.
14) Cuidado com os transgênicosSabe aquele triângulo amarelo com um “T” no meio? Ele identifica os alimentos que são transgênicos, ou seja, geneticamente modificados e que fazem mal ao meio ambiente e à saúde.
15) ReaproveiteUse a criatividade e treine suas habilidades artesanais para reformar caixas de madeira e de papelão, garrafas, latas, vidros entre outros. Ao reaproveitar os materiais que iriam para o lixo, você pode obter lindas peças decorativas e ainda se divertir.
fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/dicas/confira-15-dicas-para-levar-sustentabilidade-ao-seu-dia-dia/?utm_source=fanpage&utm_medium=noturna&utm_campaign=15dicas-sustentabilidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário ou dúvida será encaminhado para meu e-mail. Responderei assim que possível.