terça-feira, 9 de junho de 2015

Energia Química

Energia química é a energia proveniente das ligações químicas que são feitas para formar algo. Sendo assim, como tudo no mundo é formado por átomos, tudo tem energia química. Essa energia é manifestada quando acontecem ligações químicas e também quando há rupturas entre essas ligações.
Apesar de estar em todos os lugares, a energia química não é liberada o tempo todo. Como foi dito acima, somente nos processos químicos. Portanto, é necessária uma força que cause rupturas ou ligações moleculares, para que a energia química aconteça. Ela pode ser manifestada de diversas formas e depende de quais moléculas estarão no processo de liberação dessa energia.
Quando consumimos um alimento, por exemplo, a ruptura das ligações químicas do alimento gera energia química. Parte dessa energia é transformada pelo nosso organismo e a outra é liberada em forma de calor. Outro exemplo de liberação de energia química é a confecção da calda de um pudim, quando o açúcar vira uma calda por receber calor.
Cada molécula apresenta um valor de energia química. A separação de duas moléculas de hidrogênio (436 KJ mol -1) apresenta valor e efeito diferentes da separação de duas moléculas de, por exemplo, oxigêno (499 KJ mol -1).
As reações químicas responsáveis por liberar energia química podem ser classificadas em endotérmicas e exotérmicas.
Endotérmicas são o tipo de reação que absorvem energia térmica a fim de formar novas substâncias. Um exemplo desse tipo de reação é a fotossíntese, em que a planta absorve energia da luz solar e a transforma num outro produto, no caso, um alimento para a planta. É uma reação endotérmica, pois absorve calor para transformar, por exemplo, o açúcar na calda usada no doce.
A outra forma de reação é a exotérmica. Essa libera calor no lugar de absorver. Processos como a queima de um papel ou de um material inflamável são exemplos de reações exotérmicas, pois estão liberando calor.
É importante destacar que a energia química é diferente da energia nuclear. Enquanto na energia química o principal motivo da reação é a separação e a junção de moléculas. Na energia nuclear, a causa das reações é a quebra do núcleo de um átomo. Apesar de agirem no mesmo nível microscópico, as causas e os efeitos são totalmente diferentes. Se uma reação exotérmica de combustão de combustíveis é destrutiva, a energia nuclear é tida como, por exemplo, pela bomba nuclear e ainda mais por meio da bomba de hidrogênio que é produzida por meio da fusão nuclear, bem mais potente que a bomba nuclear.
FONTE:http://energia-mecanica.info/energia-quimica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ou dúvida será encaminhado para meu e-mail. Responderei assim que possível.