terça-feira, 9 de junho de 2015

ENERGIA

A energia pode ser definida como a capacidade de produzir um efeito, que pode ser de forma transitória ou permanente. A energia transitória pode ser, por exemplo, o calor, trabalho, energia mecânica, etc. As formas permanentes são: energia interna, potencial, cinética, química e nuclear. O conceito de energia está diretamente relacionado à capacidade de realizar trabalho. É bom lembrar que a energia causa modificações na matéria e, em muitos casos, de forma irreversível.
O nosso universo é constituído de matéria e energia. Se pegarmos qualquer porção do universo e nos submetermos a observá-la, ela pode ser considerada como um sistema, e tudo que rodeia essa porção é denominado ambiente. Sendo assim, podemos classificar o sistema segundo sua capacidade de trocar matéria e energia com o ambiente que está inserido.
Sistema fechado: troca somente energia com o ambiente.
Sistema aberto: tem a capacidade de trocar energia e matéria com o ambiente.
Sistema isolado: nesse sistema não há troca de energia e nem de matéria com o ambiente.
A energia elétrica é a forma de energia mais utilizada no mundo. Ela pode ser obtida de várias maneiras:
Energia solar: é um método que não produz danos ao meio ambiente, sua fonte, o Sol, é inesgotável. Os painéis solares possuem células fotoelétricas que transformam a energia proveniente dos raios solares em energia elétrica.
Energia nuclear: produzida nas usinas nucleares por meio de processos físico-químicos, é uma energia térmica que é transformada em energia elétrica.
Energia eólica: (ar em movimento): é usada para produzir energia elétrica. É atraente por não causar danos ambientais e ter custo de produção baixo em relação a outras fontes alternativas de energia.
A energia elétrica também pode se transformar em:
Energia térmica: quando vamos tomar banho, ao ligar o chuveiro a energia elétrica é transformada em energia térmica.
Energia luminosa: recebemos iluminação em casa pela transformação da energia elétrica que, ao passar por uma lâmpada, torna-se incandescente.
Por Líria Alves
Graduada em Química
FONTE: http://www.brasilescola.com/quimica/energia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ou dúvida será encaminhado para meu e-mail. Responderei assim que possível.