quinta-feira, 12 de março de 2015

Dentista diz que flúor faz mal aos dentes e à saúde


O flúor é um vilão para quem quer ter dentes bonitos e saúde perfeita. A afirmativa, que vai de encontro ao que sempre se pensou, é do dentista Olympio Faissol, um dos mais conceituados do Rio. Segundo ele, o uso da substância pode causar manchas esbranquiçadas ou marrons nos dentes. E pior: estudos americanos revelaram, segundo Faissol, que, nas cidades onde a rede de água é fluoretada, existem mais casos de um tipo raro de câncer na medula óssea. Há também registros de enfraquecimento dos ossos, em geral, nos locais onde a água recebe doses de flúor para prevenir cáries na população, principalmente infantil:

- Em New Jersey, a incidência de um tipo pouco freqüente de câncer na medula óssea é quatro vezes maior do que nos estados em que a água não é fluoretada.

No Brasil, existem cerca de 1.200 cidades com distribuição de água fluoretada. Por isso, não há como escapar da ingestão da substância. Faissol, porém, aconselha seus pacientes a evitar, ao menos, a aplicação tópica de flúor:

- A aplicação de flúor faz quem quer. Eu não recomendo, mas a pessoa tem a opção de querer ou de rejeitar a aplicação. O grande problema é a água fluoretada, da qual as pessoas não podem escapar e vão acabar consumindo nas frutas, legumes, bebidas. Esta medicação com flúor em massa leva também aos efeitos colaterais em massa.

Uma das soluções para evitar o uso do flúor e, ao mesmo tempo, as cáries, seria o lançamento, na opinião de Faissol, de campanhas educativas pregando a moderação no consumo de açúcar. Outra alternativa seria, de acordo com o dentista, reunir especialistas e apresentar ao Governo suas opiniões contra a substância:

- O Governo tem que reexaminar a questão - diz.

Para Faissol, o problema do uso do flúor existe há muito tempo, mas nunca foi discutido seriamente. Segundo o dentista, defensores da substância e seus detratores raramente se encontram. Há congressos organizados por um dos grupos para os quais os oponentes não são convidados.

-Em 1992, houve um grande congresso e os defensores do flúor não apareceram. Preferiram organizar um evento para a semana seguinte.

Fonte: O Globo - Rio de Janeiro/RJ
 

Fonte:http://www1.unimed.com.br/nacional/bom_dia/saude_destaque.asp?nt=7949

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ou dúvida será encaminhado para meu e-mail. Responderei assim que possível.